Circular oficializa operações A-CDM em Guarulhos

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) publicou no dia 8 de outubro a AIC-N 41/20 (Circular de Informações Aeronáuticas) sobre as Operações em Aeródromo A-CDM. O documento tem como objetivo divulgar os procedimentos A-CDM (Airport Collaborative Decision Making) para o aeródromo internacional de Guarulhos, em SP (SBGR). As determinações contidas na AIC serão adotadas de acordo com as datas específicas inseridas na publicação AIP (Informação de Publicação Aeronáutica) do aeródromo, a partir de 5 de novembro de 2020.

A Tomada de Decisão Colaborativa em Aeródromos (A-CDM) é um conceito operacional inserido no contexto do ATM (Air Traffic Management) cujo objetivo é melhorar a eficiência operacional, a previsibilidade e a pontualidade para rede ATM e para os parceiros participantes. Segundo a AIC, esse conceito necessita de um trabalho conjunto e colaborativo dos diversos parceiros para que seja possível a tomada de decisões com base em informações mais precisas e de melhor qualidade. Nesse contexto, cada dado é obtido de maneira padronizada para completa consciência situacional de cada parceiro envolvido.

Melhorias do A-CDM

A implantação do A-CDM em um aeródromo tem como premissa a transformação das políticas de comunicação e procedimentos do ambiente de operações aeroportuárias, trazendo melhoras substanciais a todos os envolvidos, entre elas: a melhores previsibilidade, desempenho de pontualidade, possibilidade de medidas ATFM  (Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo) automatizadas e antecipadas, redução do custo de movimento no solo, otimização da infraestrutura aeroportuária, redução de congestionamento no pátio e taxiways e aferição dos indicadores de desempenho do tráfego aéreo.

A AIC-N 41/20 traz todos os detalhes de acesso a plataforma ACISP (Plataforma de Compartilhamento de Informações A-CDM). A operação A-CDM é determinada pelo Centro de Controle Operacional GRU Airport, responsável pela coordenação com os demais órgãos do SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro) referente à emissão de NOTAM, atualização de ATIS e demais mensagens para o usuário.

A-CDM em Guarulhos


O Airport Collaborative Decision Making (A-CDM), em operação no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, desde 2020, teve sua prova de conceito concluída. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) considera que o sistema mostrou, durante esta fase, resultados tangíveis na gestão do tráfego aéreo, alinhando-se com os objetivos globais de sustentabilidade e eficiência.

A avaliação do órgão é de que a iniciativa possibilitou a coordenação entre os diversos usuários da comunidade aeronáutica, representados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), NAV Brasil, Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), concessionária GRU Airport, além das companhias aéreas.

O ACISP (Airport Collaborative Information Sharing Platform) e o PDS (Pre Departure Sequencer), ambas ferramentas de alta tecnologia desenvolvidas pela Saipher e presentes no A-CDM, foram essenciais para automatizar e otimizar a sequência de partidas, gerando análises do fluxo de tráfego aéreo.

A prova de conceito gerou profundo conhecimento sobre a aplicação do sistema, reforçado inclusive pela abrangente utilização de indicadores de performance (KPIs), essencial para a instalação do A-CDM em outros aeroportos do Brasil. A cada nova implantação do conceito em um novo aeródromo, uma nova ponte de comunicação será criada, trazendo mais eficiência nas operações aéreas. Uma expansão como esta tem como objetivo fortalecer a infraestrutura aeroportuária nacional e colocar as operações brasileiras entre as melhores do mundo.

A-CDM – O futuro é colaborativo.

Isso vai fechar em 0 segundos