Circular oficializa operações A-CDM em Guarulhos

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) publicou no dia 8 de outubro a AIC-N 41/20 (Circular de Informações Aeronáuticas) sobre as Operações em Aeródromo A-CDM. O documento tem como objetivo divulgar os procedimentos A-CDM (Airport Collaborative Decision Making) para o aeródromo internacional de Guarulhos, em SP (SBGR). As determinações contidas na AIC serão adotadas de acordo com as datas específicas inseridas na publicação AIP (Informação de Publicação Aeronáutica) do aeródromo, a partir de 5 de novembro de 2020.

A Tomada de Decisão Colaborativa em Aeródromos (A-CDM) é um conceito operacional inserido no contexto do ATM (Air Traffic Management) cujo objetivo é melhorar a eficiência operacional, a previsibilidade e a pontualidade para rede ATM e para os parceiros participantes. Segundo a AIC, esse conceito necessita de um trabalho conjunto e colaborativo dos diversos parceiros para que seja possível a tomada de decisões com base em informações mais precisas e de melhor qualidade. Nesse contexto, cada dado é obtido de maneira padronizada para completa consciência situacional de cada parceiro envolvido.

Melhorias do A-CDM

A implantação do A-CDM em um aeródromo tem como premissa a transformação das políticas de comunicação e procedimentos do ambiente de operações aeroportuárias, trazendo melhoras substanciais a todos os envolvidos, entre elas: a melhores previsibilidade, desempenho de pontualidade, possibilidade de medidas ATFM  (Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo) automatizadas e antecipadas, redução do custo de movimento no solo, otimização da infraestrutura aeroportuária, redução de congestionamento no pátio e taxiways e aferição dos indicadores de desempenho do tráfego aéreo.

A AIC-N 41/20 traz todos os detalhes de acesso a plataforma ACISP (Plataforma de Compartilhamento de Informações A-CDM). A operação A-CDM é determinada pelo Centro de Controle Operacional GRU Airport, responsável pela coordenação com os demais órgãos do SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro) referente à emissão de NOTAM, atualização de ATIS e demais mensagens para o usuário.